O Detran.RJ realizou nesta semana mais uma etapa de exames práticos de direção do programa Cidadania Sobre Rodas, iniciativa que garante gratuitamente a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) a pessoas com deficiência (PCDs). Nesta edição, dez alunos participaram da avaliação, com nove aprovados e apenas um precisando refazer a prova.
O curso é oferecido de forma totalmente gratuita, com aulas teóricas e práticas ministradas por instrutores da Escola Pública de Trânsito (EPT), em veículos adaptados. Todo o processo — da inscrição até a retirada da CNH — acontece no posto Detran.RJ Acessível, localizado na Avenida Francisco Bicalho, no Rio de Janeiro, o único do país voltado exclusivamente a PCDs e idosos.
Entre os novos habilitados está Rafael Gonçalves Barbosa, que utiliza carro adaptado por não ter o antebraço direito. Ele destacou o acolhimento e a qualidade do curso.
“Encontrei aqui um pessoal bastante acolhedor, educado, os professores são excelentes. Agora, com a CNH, vou poder ajudar minha família e dirigir dentro da lei. Aprendi muito”, afirmou Rafael.
Para obter a habilitação, os alunos cumprem 45 horas de aulas teóricas, passam na prova escrita e realizam 20 horas práticas de direção. O espaço também oferece a realização de exames médicos e o recebimento de toda a documentação necessária, tornando o processo mais rápido e acessível.
De acordo com o presidente do Detran.RJ, Rodrigo Dias Coelho, o objetivo do programa é facilitar o acesso à cidadania e à autonomia das pessoas com deficiência.
“Concentramos todas as etapas do Cidadania Sobre Rodas em um único local, totalmente adaptado. O Detran também passou a oferecer aulas teóricas, que antes eram feitas apenas em autoescolas. Queremos dar mais comodidade e igualdade de oportunidades ao público PCD”, destacou o presidente.
Os alunos aprovados receberão em breve a Permissão Para Dirigir (PPD), válida por um ano. Após esse período, e sem infrações, receberão a CNH definitiva.
As inscrições para novas vagas no Cidadania Sobre Rodas poderão ser feitas durante o próximo “Dia D” do Detran.RJ, em 8 de dezembro, data dedicada ao atendimento prioritário de pessoas com deficiência em todas as unidades do órgão.