A Prefeitura de Resende, por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos e a Secretaria Municipal de Cultura, promove uma série de eventos alusivos ao Dia da Consciência Negra ao longo de novembro. As atividades acontecem entre os dias 1º e 20 deste mês, em espaços públicos, no Auditório da OAB Resende e em escolas da rede municipal de ensino. A iniciativa conta com a participação dos coletivos Resende UNEGRO, Feira Preta Resende, Coletivo de Mulheres Negras de Resende e Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (COMPIR).
O Baile Black Charme abre a programação especial de novembro, das 14h às 21h, na Rua do Deck do Campos Elíseos. O evento celebra também o Dia Municipal do Charme e da Black Music, instituído no primeiro sábado de novembro através da Lei nº 3867/2022. Comandam as picapes os DJs Birinha e Claudinho. A agenda segue no dia 8, com a realização do Passeio Afro-centrado, a partir das 8h, no Calçadão do Campos Elíseos. Já no dia 10, a Prefeitura promove uma roda de conversa com os alunos do Colégio Municipal Getúlio Vargas sobre Consciência Negra e influência de Zumbi dos Palmares.
Às 14h do dia 11 de novembro, acontece a Cerimônia de Entrega de Certificados do Programa Conecta Jovem, no Auditório da OAB Resende. A iniciativa proporcionou a capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social para ingressarem no mercado de trabalho. O cronograma de atividades continua no Espaço Z, no dia 17, com a abertura da Exposição Consciência Negra e roda de conversa com as palestrantes Inez da Costa Gomes e Sônia Freitas.
A culminância da programação acontece no dia 20 de novembro, data em que se celebra o Dia da Consciência Negra, a partir das 9h, com a realização da Missa Afro na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Centro Histórico. Após a celebração religiosa, os grupos se reúnem no Festival Cultural que levará diversas atrações de música, dança e ancestralidade ao Parque Zumbi.
— Promover uma programação tão diversa e significativa ao longo de novembro reforça o compromisso da Prefeitura de Resende em valorizar a história, a cultura e a contribuição da população negra para a nossa cidade. Cada atividade proposta é uma oportunidade de fortalecer o diálogo, combater o racismo e reconhecer a riqueza da nossa ancestralidade. – destacou a secretária de Assistência Social e Direitos Humanos de Resende, Jacqueline Primo.
Dia da Consciência Negra
Declarado feriado nacional recentemente, por meio da Lei nº14.759/2023, o Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, faz referência à morte de Zumbi dos Palmares. Zumbi foi um grande líder abolicionista, morto em emboscada no ano de 1695. Seu legado reforça a importância da mobilização social pela luta contra o racismo no Brasil.