Conhecido das forças de segurança de Volta Redonda, o criminoso Fabrício de Melo de Jesus, de 39 anos, conhecido como “Bicinho”, está atualmente isolado no presídio de segurança máxima Bangu 1, no Rio de Janeiro. Integrante da chamada “Comissão do Comando Vermelho”, grupo que compõe a cúpula nacional da facção, ele aguarda autorização judicial para ser transferido para uma penitenciária federal.
Bicinho está entre os dez integrantes do Comando Vermelho (CV) cuja remoção foi solicitada pelo governo do Estado do Rio de Janeiro ao Ministério da Justiça. Desse total, sete são considerados prioritários, incluindo ele, após a megaoperação policial realizada nos complexos da Penha e do Alemão, na última terça-feira (28). A medida busca enfraquecer a influência de líderes criminosos que seguem articulando ações de dentro do sistema prisional.
Nos últimos anos, Bicinho estava detido na ala 7 do presídio de Bangu 3, mas foi transferido para Bangu 1 após a operação que motivou o pedido de remoção dos chefes da facção. Ele permanece em isolamento enquanto aguarda decisão da Justiça.
Bicinho ganhou notoriedade em Volta Redonda em 2011, quando foi localizado por policiais civis na casa da mãe, no bairro Dom Bosco. Ao tentar escapar da prisão, se lançou nas águas do Rio Paraíba do Sul, mas acabou se rendendo após ser cercado. Na ocasião, quatro mandados de prisão pesavam contra ele, por homicídio, tráfico de drogas e associação criminosa.
Desde então, o criminoso é apontado como uma das figuras de maior influência no tráfico do estado e com fortes ligações com a cúpula do Comando Vermelho. Atualmente, segue sob monitoramento constante da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), enquanto aguarda a decisão judicial sobre sua possível transferência para um presídio federal de segurança máxima.