Dois trechos da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), entre Itatiaia e Resende, registraram acidentes graves neste domingo (26). As ocorrências deixaram feridos e provocaram interdições temporárias no trânsito, exigindo atenção redobrada dos motoristas que passavam pela região.
Em Itatiaia, um motociclista ficou gravemente ferido ao tentar passar pelo “corredor” formado entre duas carretas, na altura do km 322, sobre o viaduto. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um caminhão pequeno havia apresentado pane e parado na faixa da direita — trecho sem acostamento — e o local estava sendo sinalizado por agentes, que desviavam o tráfego para a esquerda.
Mesmo com o trânsito lento, o motociclista tentou seguir entre os veículos e acabou colidindo lateralmente entre duas carretas. Com o impacto, ele caiu e foi atropelado por uma delas, ficando com parte do corpo preso sob as rodas.
Equipes da CCR RioSP realizaram o resgate no local. O homem sofreu fraturas graves nas pernas e outros ferimentos, sendo levado em estado grave para o Hospital de Emergência de Resende, onde deu entrada na Sala Vermelha.
Já em Resende, dois acidentes ocorreram no km 311, sentido São Paulo. No primeiro, um casal seguia de motocicleta quando o vestido da mulher se enroscou na roda traseira, provocando sua queda sobre a pista. Motoristas reduziram a velocidade para evitar o atropelamento, e alguns pararam para prestar socorro. A vítima foi atendida pela equipe médica da CCR RioSP e encaminhada ao mesmo hospital.
Enquanto o resgate era realizado, o trânsito ficou congestionado. Nesse momento, uma carreta não conseguiu frear e colidiu na traseira de outro caminhão parado no acostamento — que prestava apoio à primeira ocorrência — e também atingiu um terceiro veículo que seguia lentamente pela faixa da direita. O motorista da carreta ficou preso às ferragens e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e pela CCR RioSP, sendo levado ao Hospital de Emergência de Resende com ferimentos.
Devido à colisão, o trecho precisou ser totalmente interditado, com o tráfego desviado pela pista auxiliar até a liberação da via.