A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando até esta sexta-feira, dia 10, um mutirão de mamografias voltado à detecção precoce do câncer de mama. A ação integra as atividades do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização sobre a prevenção e diagnóstico precoce da doença, e é promovida através do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA).
Ao todo, estão sendo disponibilizadas 50 vagas por dia, sendo 25 no período da manhã e 25 à tarde, com atendimentos realizados na clínica Radiovida, localizada na Rua Pinto Ribeiro, nº 114, Centro – próximo à Santa Casa. O agendamento pode ser feito por livre demanda ou mediante agendamento prévio diretamente no local.
As mulheres com pedido de mamografia emitido pelo SUS devem comparecer à clínica levando os seguintes documentos: pedido médico, Cartão SUS, identidade e comprovante de residência. Os exames são direcionados a pacientes acima de 40 anos.
O secretário de Saúde de Barra Mansa, Sérgio Gomes, reforçou a importância da ação e chamou a atenção para o alto índice de ausência de pacientes.
_ Nosso objetivo com esse mutirão é facilitar o acesso e garantir que todas as vagas sejam aproveitadas. Mas nós estamos enfrentando uma dificuldade. Na segunda-feira, dia 6, de 40 pacientes agendadas, apenas 24 compareceram. Essas ausências, muitas vezes sem justificativa, acabam tirando a vez de outras mulheres e prejudicando o andamento do serviço – afirmou o secretário.
Sérgio destacou ainda que o comparecimento é essencial para o sucesso das ações de prevenção. “O mutirão foi planejado com muito cuidado para ampliar o acesso aos exames e fortalecer a prevenção. Contamos com a compreensão e o compromisso das pacientes para que todas as vagas sejam aproveitadas”, ressaltou.