
Nesta segunda-feira (08), policiais militares da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm) do Parque Estadual da Juatinga realizaram uma operação de fiscalização na região da Ponta do Sapê, em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. A ação teve como objetivo averiguar ao menos quatro denúncias encaminhadas pelo programa Linha Verde, do Disque Denúncia (0300 253 1177), que relatavam possíveis crimes ambientais na localidade.
Durante a operação, foram identificadas diversas irregularidades, incluindo construções ilegais, extração de barro, obras de terraplanagem em Área de Preservação Permanente (APP) e o desvio de um curso d’água. As ocorrências foram registradas nas proximidades do Parque Municipal de Angra dos Reis.
Na Rua Tangerina, os agentes da 4ª UPAm constataram a existência de uma atividade potencialmente poluidora, onde indícios apontavam para a construção de uma residência unifamiliar. No local, foi verificada a extração de barro de uma área adjacente, cujo material estava sendo utilizado na terraplanagem do terreno. Além disso, foi observado o desvio do curso de água, com utilização de manilhas e estruturas de alvenaria, além da construção de um muro de contenção. A área total degradada foi estimada em 800 metros quadrados.
Nenhuma placa de licenciamento ambiental foi localizada no local e não foram encontrados responsáveis pelas intervenções. Diante da situação, os policiais encaminharam a ocorrência para registro na 166ª Delegacia de Polícia (DP), em Angra dos Reis.
A população pode colaborar com o combate aos crimes ambientais de forma anônima. Denúncias podem ser feitas 24 horas por dia, todos os dias da semana, pelos telefones (21) 2253-1177 ou 0300 253 1177 — ambos com atendimento via WhatsApp anonimizado, técnica que protege a identidade do denunciante. Também é possível denunciar pelo aplicativo “Disque Denúncia RJ”, pelo site www.disquedenuncia.org.br
ou pela página do Linha Verde no Facebook: www.facebook.com/linhaverdedd
.