A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, apresentou oficialmente um novo projeto para o futsal da cidade. A principal novidade é a criação da Seleção Resende de Futsal, formada a partir de uma nova metodologia de avaliação técnica, além do lançamento de escudo e uniformes inéditos que marcam uma nova fase da modalidade no município.
O primeiro desafio da equipe será a disputa da Copa Rio Sul de Futsal, que tem início marcado para o dia 1º de março. A competição já contará com a nova identidade visual como destaque dentro e fora das quadras.
Nova metodologia busca reunir os melhores talentos da cidade
Até então, o time que representava Resende em competições era definido por meio de um torneio interno entre equipes de bairros. O campeão conquistava o direito de disputar campeonatos oficiais, como a própria Copa Rio Sul.
Com a reformulação, a Secretaria decidiu criar uma seleção permanente, permitindo que os melhores atletas da cidade possam atuar juntos, independentemente do bairro ou equipe de origem.
Ainda no fim de 2025, foi realizada uma peneira que reuniu cerca de 60 atletas. A comissão técnica avaliou desempenho, características individuais e coletivas para formar um grupo mais equilibrado e competitivo.
A equipe será comandada pelo técnico Fernando “Naninho”, profissional com vasta experiência na modalidade.
Segundo o secretário municipal de Esporte e Lazer, Emerson Pacheco Costa, a iniciativa marca o início de um projeto de longo prazo.
“A ideia desse novo projeto é que deixemos de ter um time para ter uma seleção de atletas. Foram cerca de 60 jogadores avaliados, o que nos deu a oportunidade de montar uma equipe qualificada e bem equilibrada. É o início de um projeto que ainda vai render ótimos frutos. O futsal é um esporte muito tradicional e popular, e representar nossa cidade é uma grande responsabilidade”, destacou o secretário.
Nova identidade visual reforça o orgulho resendense
No último dia 10 de fevereiro, um evento oficial marcou a entrega dos novos uniformes da Seleção Resende de Futsal. Ao todo, foram apresentados três modelos: dois uniformes oficiais (1 e 2) e um modelo de treino, que já serão utilizados na Copa Rio Sul.
Além dos novos trajes, a seleção passa a contar com um escudo inédito, desenvolvido por Fred Frech, membro da comissão técnica.
O novo escudo traz como principal símbolo a tradicional Ponte Velha, importante marco histórico e cartão-postal da cidade. A ponte liga o Centro ao bairro Campos Elíseos sobre o Rio Paraíba do Sul e representa a conexão entre tradição, história e futuro — conceitos que também norteiam o novo projeto esportivo.
Elementos naturais do município também foram incorporados à identidade visual, reforçando o sentimento de pertencimento e valorização da cidade.
Projeto mira curto, médio e longo prazo
Com metodologia estruturada, identidade própria e planejamento contínuo, a Prefeitura aposta na consolidação da Seleção Resende como referência regional no futsal.
A estreia na Copa Rio Sul de Futsal 2026 será o primeiro passo de uma iniciativa que pretende fortalecer o esporte local e ampliar as oportunidades para atletas da cidade.