A rede municipal de ensino de Resende encerra o ano letivo de 2025 com mais uma conquista inédita. A equipe Little Fish Lego, formada por alunos entre 7 e 10 anos da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves e Escola Municipal Surubi, conquistou o 2º lugar na categoria Mérito Científico do Torneio Brasil de Robótica (TBR). Esta é a primeira vez que o grupo alcança um lugar no pódio na Etapa Final da competição, da qual participam desde 2023. O resultado final foi divulgado no último domingo, dia 14 de dezembro, em evento realizado em Belo Horizonte.
Com a temática “Vida Terrestre: cuidar e proteger os ecossistemas brasileiros”, a temporada de 2025 do TBR desafiou estudantes de diferentes idades a buscarem soluções práticas para um problema ambiental relacionado à comunidade ou região onde vivem. O projeto que alçou a Little Fish Lego ao 2º lugar em Mérito Científico aborda o reflorestamento da Palmeira Juçara, uma espécie nativa da Mata Atlântica que está ameaçada de extinção devido à exploração ilegal do palmito. O fruto, que se assemelha ao açaí, foi a grande estrela da pesquisa dos estudantes. O foco do trabalho foi desenvolver um robô capaz de aumentar o aproveitamento do coquinho desde a casca até às sementes.
Embora esta seja a primeira premiação na etapa nacional do torneio, a Little Fish Lego se destaca na competição desde 2023, quando garantiu uma vaga na final após conquistar o 3º lugar na fase regional da competição. No ano seguinte, o time bateu na trave na grande final, alcançando o 4º lugar em uma disputa acirrada com alunos de todo o país.
— Esse é o primeiro pódio da Little Fish Lego em uma Nacional. A equipe vem evoluindo bastante. Dois alunos estão no time desde 2023, outros desde 2024, e há ainda aqueles que estão competindo pela primeira vez. Os alunos cresceram significativamente ao longo desse processo, pois aprendem não apenas sobre tecnologia e meio ambiente, mas também a trabalhar de forma colaborativa em equipe. — relata a Coordenadora Municipal de Tecnologias Educacionais, Sabrina Ticon.
Atualmente, a Little Fish Lego é formada pelos alunos Arthur Miguel, Iris, Maria Cecília, Rebeca Emanuelly, Ana Laura, Anna Júlia e Anny Gabrielle, da Escola Municipal Maria Dulce Freire Chaves, além de Yure Alexandre e Lucas Rodrigo, alunos matriculados na Escola Municipal Surubi. A equipe conta com a orientação e mentoria das professoras Graziele Cabral Barcelos, Tainara Fonseca da Silva e Claudia Laureano, enquanto Sabrina Ticon representa a Secretaria Municipal de Educação no apoio aos estudantes.
— Os campeonatos de Robótica, durante muito tempo, foram um espaço somente para crianças de famílias com um alto poder aquisitivo. Os meses que antecedem o torneio são marcados por intensa dedicação, envolvendo pesquisas, estudos, produção escrita e a realização de ações práticas que tornem o projeto aplicável e digno de reconhecimento. Hoje, nós podemos dizer com muito orgulho que esse é um espaço de oportunidade e aprendizado para as nossas crianças também! — reforça a secretária de Educação de Resende, Rosa Frech